Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Suprematismo

Suprematismo|

O suprematismo foi um movimento artístico Russo, centrado em formas geométricas básicas, particularmente o quadrado e o círculo, concebida pelo artista plástico Kazimir Malevick. Foi considerado a primeira escola sistemática de pintura abstracta do movimento moderno.

A arte Suprematista, que defende a superioridade das emoções genuínas, procura desligar-se de qualquer esforço para mimetizar a natureza e também as ilusões formais, das preocupações naturalistas com a luz e a cor, típicas do Impressionismo, e com o objectivismo predominante no Cubismo.
O Suprematismo privilegia a essência da sensibilidade, sem se importar com o seu ambiente original.

No ano em que o Suprematismo surgiu, Malevick revelou em público a sua obra Quadrado preta sobre um fundo branco na exposição O Alvo, em Moscovo.

Características do suprematismo:

|Presença de obras geométricas puras;
| Planos horizontais verticais e inclinados;
|Uso de cores simples.

Principais artistas:

| Kazimir Malevich;
| El Lissitzky;
| Liubov Popova;

| Ivan Puni;










domingo, 26 de janeiro de 2014

Relatório Critico

Desde o início, quando a professora nos falou da realização desta unidade de trabalho, que quis fazer algo diferente e inovador.
Comecei a fazer estudos no diário gráfico, com o objectivo de ter ideias criativas para a realização deste trabalho, sempre com o objectivo de me superar e ser o mais criativo possível.

Inicialmente surgiu-me a ideia de fazer um "Livro Criativo", trabalhando a Mancha dentro de uma garrafa de vidro. Continuei a fazer estudos/pesquisas na internet, e por fim cheguei à conclusão que devia levar esta ideia para a frente, contudo por força maior  fui obrigado a abandonar a mesma,  uma vez que esta ia estragar a Mancha porque o trabalho teria de ficar enrolado para caber dentro da garrafa. Foi então que decidi fazer um livro com forma rectangular, feito de cortiça.
Escolhi trabalhar com cortiça porque esta é uma matéria-prima abundante em Portugal.

Relativamente á Mancha, comecei a fazer estudos sobre a mesma (como podem ver nas fotos postados anteriormente no blog), para conseguir encontrar uma do meu agradado. Após muitos estudos, encontrei uma Mancha bastante expressiva, onde conseguia visualizar várias formas do meu gosto.
Comecei a trabalhar Mancha a Mancha de várias maneiras como por exemplo: -diferentes cores / -diferentes materiais / -diferentes formas; etc...

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Livro Artistico: Conceito

Conceito: Após alguma pesquisa e entre muitas ideias, cheguei ao trabalho final. Trabalho este que estou a desenvolver em casa, assim como nas aulas de Oficina de Artes.

Mancha: A mancha a utilizar no trabalho foi feita por mim, graças a alguns estudos (como se pode ver nas fotografias postadas anteriormente) feitos em aula. Uma vez que utilizei a Mancha, não pude calcular ao certo a forma que queria que a mesma adquirisse. Logo, fiz vários estudos, e só depois pude escolher a que se identificava mais comigo.
Decidi utilizar a Mancha na realização do meu trabalho porque esta é uma forma de arte orgânica, logo, não pode ser imitada por outros.
Na realização deste trabalho irei explorar a mesma, da forma mais criativa possível, utilizando diferentes linguagens, cores, etc.

Forma: No que toca ao formato do trabalho, tentei ser creativo, visto que ao falarmos de “Livro de Artista” a primeira ideia que vem a cabeça de toda a gente, é o típico Livro rectangular. Após muita pesquisa, cheguei a minha ideia final.
Decidi fazer um livro em cortiça e no seu interior colocar a minha mancha trabalhada com diferentes formas, cores, etc…

Os trabalhos dentro do livro terão a forma de uma concertina todos unidos por uma só folha.

domingo, 12 de janeiro de 2014

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

John Beckley

John Beckley

John Beckley é um artista Frances que nasceu em 1980.
Enquanto a maioria das suas pinturas são abstratas, este artista não tem nenhum estilo predominante, e principalmente pinta aquilo que sente ou quer sentir.
http://www.johnbeckley.com/